ZECA VOTA CONTRA DISPENSA SÍMBOLO DA TRANSGÊNICOS EM RÓTULOS DE ALIMENTOS

Transgênicos

José Orcírio Miranda dos Sandro - Zeca do PT - Deputado Federal de MS
José Orcírio Miranda dos Sandro – Zeca do PT – Deputado Federal de MS

O deputado federal Zeca do PT foi o único parlamentar de Mato Grosso do Sul que votou contra o projeto de lei que desobrigada que produtos transgênicos tenham fixados em seus rótulos identificação de “organismos geneticamente modificados” (OGM) destinados a consumo humano.

O texto modifica a Lei 11.105/2005 que determinava a obrigação da informação em todos os produtos destinados a consumo humano que contenham ou sejam produzidos com OGM ou derivados, por exemplo, milho, soja, arroz, óleo de soja e fubá. Para Zeca do PT, a nova legislação que poderá entrar em vigor restringe o direito do cidadão saber o que está consumindo.

“Todo consumidor tem o direito de saber claramente, qual a origem e que tipo de produto está adquirindo para o seu consumo. Essa proposta, que retira o simbolo de identificação de produtos transgênicos é contraditória, não ajuda em nada o consumidor”, explica Zeca.

De acordo com o projeto, o aviso aos consumidores somente será obrigatório nas embalagens dos alimentos que apresentarem presença de organismos transgênicos “superior a 1% de sua composição final, detectada em análise especifica” e deverá constar nos “rótulos dos alimentos embalados na ausência do consumidor, bem como nos recipientes de alimentos vendidos a granel ou in natura diretamente ao consumidor”. Nesses casos, deverá constar no rótulo as seguintes expressões: “(nome do produto) transgênico” ou “contém (nome do ingrediente) transgênico.”. Fonte: MS Noticias.