VEREADORES VÃO PEDIR AFASTAMENTO DE GILMAR OLARTE

Crise Política

Prefeito Gilmar Olarte é alvo da oposição na Câmara Municipal. (Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado)
Prefeito Gilmar Olarte é alvo da oposição na Câmara Municipal. (Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado)

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), sofrerá pedido de afastamento hoje (19), na Câmara Municipal por suposta prática de cinco irregularidades. Autores do requerimento, os vereadores de oposição Thais Helena, Marcos Alex, (ambos do PT), e Luiza Ribeiro (PPS) apresentarão também, pedido de abertura de Comissão Processante contra o progressista. A solicitação, que pode acarretar na cassação do prefeito, é assegurada pela decreto 201 da Lei Orgânica do Município. 

De acordo com o trio, entre as irregularidades cometidas pelo chefe do Executivo está o não cumprimento do piso salarial nacional dos professores; Excesso de cargos comissionados ultrapassando limite permitido por lei; Investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). “Esse processo envolve corrupção passiva, lavagem de dinheiro e estelionato”, explicou Thais. O levantamento de tais ilegalidades foi feito ao decorrer da última semana e é visto como ‘cartada final’ por parte da oposição.

EXPLICAÇÕES

Diante de tamanha crise no Executivo Olarte se reuniu com seu secretariado para explicar a situação em que se encontra. A explicação se estendeu a alguns vereadores na manhã de ontem. Fonte: Correio do Estado.