VERÃO DEVE TER TEMPERATURAS 4ºC ACIMA DA MÉDIA EM MATO GROSSO DO SUL

Estação começa nesta terça e vai até março; chuvas em grande volume são esperadas

Verão deve ser de calor e chuvas no estado. (Foto: Gerson Oliveira)
Verão deve ser de calor e chuvas no estado. (Foto: Gerson Oliveira)

O verão começa às 0h48 desta terça-feira (22) e deve ser de muito calor, com temperaturas até quatro graus acima da média em Mato Grosso do Sul.  Segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Estação Meteorológica Anhanguera-Uniderp, são esperados também maior volume de chuvas.

A estação termina no dia 20 de março e tem como característica mudanças rápidas nas condições climáticas durante o dia, o que leva a ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade. 

Conforme a meteorologista, prognóstico aponta que os maiores acumulados de chuvas continuarão a se concentrar na região do sul do estado, onde várias cidades decretaram emergência por conta dos estragos provocados pelas precipitações.

No sul, as chuvas devem variar entre 400 mm e 600 mm. Já nas demais regiões, o acumulado deve ser dentro da média, porém, não está descartado a ocorrência de volumes maiores de águas nestas regiões.

Além de ser característico da estação, o fenômeno El Niño também deve exercer influência e contribuir para a ocorrência de temporais. Análises da meteorologia apontam que podem continuar a ocorrer enchentes, inundações e deslizamento de terras nos municípios e nas estradas do estado.

A passagem de sistemas frontais e a formação da chamada Zona de Convergência do Atlântico sul (ZCAS) devem promover a ocorrência de chuva com sol durante vários dias. A umidade relativa do ar deve registrar índices acima de 30%.

As temperaturas devem oscilar entre 22°C e 37°C, podendo ficar 4°C acima da média no leste, norte e oeste do estado. Nas demais regiões, incluindo a Capital, pode ficar 3°C acima, com máxima de 35°C e mínima de 21°C. Fonte Correio do Estado.