TRÊS LAGOAS 100 ANOS DE HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO

Três Lagoas/MS

cristo (1) tres lagoas msO município de Três Lagoas completa 100 anos de fundação nesta segunda-feira (15). Com população estimada de 111.652 habitantes, é considerada a terceira maior cidade em população de Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014.

O nome já diz tudo. São três lagoas que eram vistas por todos que viajavam de trem. Havia uma estrada férrea que possibilitava os viajantes a passarem pelas três lagoas e antes mesmo de sua emancipação, em 8 de agosto de 1915, as lagoas já serviam de referência para aqueles que passavam pela cidade. “Estamos indo para as Três Lagoas”, diziam.

Há vários anos a cidade ganha evidência no cenário mundial. Atualmente, ela é a capital mundial da celulose, mas também é conhecida como a capital das águas, capital do bolsão e já foi conhecida como capital das bicicletas.

De acordo com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) através do Núcleo de Documentação Histórica e Grupo de Educação Tutorial (PET-História) de Três Lagoas, a história do município começou com a vinda dos sertanejos do Triângulo Mineiro.

tres-lagoas21Por volta de 1828, Joaquim Francisco Lopes iniciou a exploração da região com uma expedição composta de 11 pessoas, organizada em Monte Alto, onde estavam os irmãos José Garcia Leal e Januário Garcia Leal.

Junto desses sertanejos, vieram outros mineiros, paulistas e goianos. Dessa forma, na metade do século XIX grande parte das terras já estava delimitada pelo domínio dos Garcia, dos Lopes, Barbosa, Souza e Pereira. As famílias desses sertanistas eram numerosas e contribuíram para a apropriação de terras.

Na década de 80, Protázio Garcia Leal, Antônio Trajano dos Santos e Luís Correia Neves Filho se fixaram na região com a criação de gado e atraíram comerciantes e peões. Eles se fixaram em três regiões do município três-lagoense, sendo o norte do rio Sucuriú, na região do Ribeirão Beltrão; o centro e atual perímetro urbano, na área das três lagoas e o sul, na área do Rio Verde.

Em 1909, um grupo de engenheiros instalou um acampamento às margens da Lagoa Maior. Em 1911, o acampamento motivou a edificação de inúmeras moradias, criando um novo povoado. O povoado foi elevado a distrito pela Lei nº656, de 12 de junho de 1914, pertencente a Santana do Paranaíba. A Lei Estadual nº 706, de 15 de junho de 1915 cria a Vila de Três Lagoas, ainda parte de Paranaíba, mas emancipada politicamente.

Três Lagoas corresponde, atualmente, a 50% da exportação industrial de Mato Grosso do Sul, sendo os principais itens a celulose e o farelo de soja. O município também apresenta crescimento em importação, tendo como principais produtos de consumo industrial os materiais têxteis, cereais e siderurgia. Com cerca de 3 mil empresas instaladas e 54 indústrias de grande e médio porte.

Apesar de ser considerada a capital mundial da celulose, Três Lagoas têm, em seu Distrito Industrial a maior fábrica brasileira de refrigeradores e deve ter, em breve, a maior indústria da América Latina de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3) da Petrobras. Fonte: Correio do Estado.