TEMER DESEMBARCA EM DOURADOS PARA VISITA EM SISFRON

Dourados/MS

O presidente em exercício Michel Temer (PMDB) desembarcou por volta das 09h desta quinta-feira (09), no aeroporto Francisco de Matos Pereira, em Dourados. Ele seguiu direto para a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada- Brigada Guaicurus, acompanhado por assessores e comitiva. Temer foi recepcionado no local pelo general Rui Yutaka Matsuda, onde irá visitar o projeto-piloto do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que foi inaugurado em Dourados em novembro de 2014 e visa monitorar toda a área de fronteira do país.

Um forte esquema de segurança foi montado no local, que terá acesso apenas as pessoas credenciadas e que acompanharão a visita do presidente.

O investimento total previsto para a implantação do Sisfron em toda a área de fronteira do país é de R$ 12 bilhões até 2017. No Mato Grosso do Sul, os recursos consumidos foram de aproximadamente R$ 900 milhões, operando em 600 quilômetros da fronteira do Estado.

**Como funciona o Sisfron **

O Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), piloto é divido em três subsistemas, sendo de sensoriamento e apoio à decisão, que compreende toda a parte de equipamentos de comando e controle fixos e móveis, radares, sensores, software de leitura de dados.

Apoio à atuação e corresponde a equipamentos individuais do soldado, veículos, embarcações e “tudo aquilo necessário para permitir que o Exército atue para conter as forças adversas”, explica um dos supervisores do projeto.

O terceiro subsistema são as obras de engenharia, que incluem a construção de instalações físicas como garagem para os veículos e alojamentos para as tropas, além da reforma necessária para suportar o uso dos equipamentos eletrônicos adquiridos. Fonte Dourdosnews.