SOLENIDADE MARCA HOMENAGEM AOS PREFEITOS DO CENTENÁRIO DE TRÊS LAGOAS

Três Lagoas/MS

Ex-prefeitos, familiares e a atual prefeita Marcia Moura receberam homenagens durante a Sessão Solene. (Foto: Assessoria)
Ex-prefeitos, familiares e a atual prefeita Marcia Moura receberam homenagens durante a Sessão Solene. (Foto: Assessoria)

A Câmara Municipal de Três Lagoas, em comemoração ao centenário do município, realizou Sessão Solene para homenagear, com a concessão de moções de congratulação a ex-prefeitos vivos e in memoriam, por meio de seus familiares.

Com a idealização dos vereadores Tonhão, Marcus Bazé e Gilmar Garcia, foram homenageadas 21 personalidades, as que não puderam estar presentes as moções serão enviadas.

A banda musical Cristo Redentor se apresentou na abertura da sessão solene, realizada pelos vereadores. A mesa de honra foi composta pelos vereadores Tonhão, Gilmar Garcia e Marcus Bazé, proponentes da honraria, juntamente com o presidente da Câmara, Jorginho do Gás, a prefeita Márcia Moura, a senadora Simone Tebet, o deputado estadual Eduardo Rocha, o major Nélio Moura Bertolino, comandante da 2ª Cia de Infantaria, o tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, comandante do 2º Batalhão da PM e o major Leonardo Congro, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Esli Ricardo de Lima. Os vereadores Jorge Martinho, Gil do Jupiá, Marisa Rocha, Idevaldo Claudino e Adão Alves também prestigiam a solenidade.

O ex-prefeito Antônio João Campos de Carvalho falou em nome dos ex-prefeitos presentes, destacando que todos plantaram lágrimas e esperanças na cidade, sempre com a intenção de assumir as responsabilidades. O vereador Gilmar Garcia disse que a noite era de agradecimento a todos às lideranças que comandaram Três Lagoas. O vereador Marcus Bazé, também proponente das moções, ressaltou a gratidão às pessoas que se doaram, buscando o bem de Três Lagoas.

Para o vereador Tonhão, a cidade passou por fases e continua trilhando o caminho do desenvolvimento. Para ele, vivenciar o centenário é um fato histórico que será lembrado no futuro. “Hoje, Três Lagoas exerce a gratidão, em nome da população de Três Lagoas, a todos que fizeram a história”, afirmou o deputado estadual Eduardo Rocha. Ele desejou prosperidade ao município e disse que a responsabilidade na condução da vida pública faz a diferença.

A senadora e ex-prefeita Simone Tebet agradeceu a homenagem para ela e para seu pai, Ramez Tebet, dizendo que tem orgulho de viver o centenário. “Nós passaremos, mas nossa cidade estará firme, progressista e com capacidade para gerar emprego e renda para nossos filhos e netos. Quando a Câmara homenageia os primeiros prefeitos, aqueles que construíram as primeiras casas, os primeiros comércios, plantaram as primeiras árvores, ela (a Câmara) diz que a memória é importante, mas mostra que reconhecer as pessoas em vida é especial”, afirmou.

A prefeita do centenário, Márcia Moura, falou aos homenageados, lembrando das dificuldades. “Se Três Lagoas é uma cidade diferenciada, deve um pouco a cada um dos senhores. Cada um fez sua parte da forma que pode”, disse.

O presidente da Câmara e da sessão solene, Jorginho do Gás, afirmou que os vereadores têm a função de fiscalizar e legislar, mas também de fazer justiça que é o que fizeram, ao homenagear os prefeitos que construíram a história de Três Lagoas. O vereador Beto Araújo e o deputado Ângelo Guerreiro, que não puderam se fazer presentes, enviaram ofícios parabenizando os homenageados.

CONFIRA O NOME DOS HOMENAGEADOS

OCTÁVIO SIGEFREDO RORIZ (in memoriam), Prefeito de Três Lagoas, no período de 20 de janeiro de 1935 a de dezembro de 1936

MIGUEL NUNES (in memoriam) Prefeito de janeiro de 1937 a de 15 dezembro de 1937 e fevereiro de 1951 a dezembro de 1954

ROSÁRIO CONGRO (in memoriam) Prefeito de agosto de 1941 a de outubro de 1945 e janeiro de 1946 a outubro de 1947, por sua dedicação

MARCOLINO CARLOS DE SOUZA (in memoriam), Prefeito no período de novembro de 1947 a janeiro de 1951

DULCINDO DA COSTA DIAS (in memoriam), Prefeito no período de janeiro de 1955,

RANULPHO MARQUES LEAL (in memoriam), Prefeito de Três Lagoas no período fevereiro de 1955 a janeiro de 1959

FRANCISCO LEAL DE QUEIROZ, Prefeito de fevereiro de 1959 a janeiro de 1963

JOÃO DANTAS FILGUEIRAS (in memoriam), Prefeito de Três Lagoas, no período fevereiro de 1963 a maio de 1964 e, depois, de dezembro de 1964 a janeiro de 1967 e fevereiro de 1970 a dezembro de 1972

PATROCÍNIO DE SOUZA MARINHO (in memoriam), Prefeito de maio a agosto de 1964

MICHEL THOMÉ (in memoriam), Prefeito de fevereiro de 1967 a janeiro de 1970

IRMAN FERRAZ CORRÊA, Prefeito no período de janeiro de 1973

HÉLIO CONGRO (in memoriam), Prefeito de 1º de fevereiro de 1973 a 2 de maio de 1975

RAMEZ TEBET (in memoriam), Prefeito de 3 de maio de 1975 a 5 de agosto de 1978

ALTAIR CABRAL TRANIN (in memoriam), Prefeito de 5 de agosto de 1978 a 4 de julho de 1979

LUCIO QUEIROZ MOREIRA, Prefeito de 5 de julho de 1979 a 6 de outubro de 1982

JOSÉ LOPES, Prefeito de Três Lagoas de 7 de outubro de 1982 a 7 de abril 1985

ANTONIO JOÃO CAMPOS DE CARVALHO, Prefeito de 1º de janeiro de 1986 a 31 de dezembro de 1988

MIGUEL JORGE TABOX (in memoriam), Prefeito de Três Lagoas de 1º de janeiro de 1989 a 31 dezembro de 1992

ISSAM FARES (in memoriam) Prefeito de Três Lagoas no período de 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2004

SIMONE NASSAR TEBET, Prefeita de Três Lagoas, no período de 1º de janeiro de 2005 a 31 de março de 2010

MARCIA MOURA Prefeita de abril de 2010 até a data atual

(*) Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Três Lagoas