RIBAS DO RIO PARDO SEDIA DNJ E VAI RECEBER 450 JOVENS CATÓLICOS NO FINAL DE SEMANA

Ao todo, cerca de 450 jovens estarão participando das atividades do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em Ribas do Rio Pardo.

Evento acontece neste final de semana em Ribas do Rio Pardo no sábado (28) e domingo (29) (Foto: Divulgação)
Evento acontece neste final de semana em Ribas do Rio Pardo no sábado (28) e domingo (29) (Foto: Divulgação)

“Juventude Construindo uma Nova Sociedade”. Esse é o tema central do Dia Nacional da Juventude (DNJ), que esse ano completou a 30ª edição. Ribas do Rio Pardo (MS) vai sediar e organizar esse grande evento neste final de semana por meio da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.

De acordo com o Padre Laércio Pereira da Paz, que participou do Jornal da 90 na manha de quarta-feira (25) acompanhado das jovens da Pastoral da Juventude Aline Hélen Biscola de Jesus e Amanda Silva, o DNJ é a comemoração da juventude.

“É o Dia Nacional da Juventude. Há 30 anos deu início a essa comemoração que vem sendo realizada em todas as Dioceses do nosso Brasil. Na verdade, o dia certo para a comemoração é no último domingo de outubro, mas, geralmente coincide com a data do Enem. E aqui em nossa Arquidiocese, decidimos realizar nos dias 28 e 29 de novembro, próximo sábado e domingo. É um momento da juventude católica estar junto, orar, bendizer a Deus, e também refletir o tema proposto, porque a cada ano tem o tema central, e esse ano é juventude construindo uma nova sociedade”, destacou Padre Laércio.

Ao todo, cerca de 450 jovens estarão participando das atividades do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em Ribas do Rio Pardo. “Virão jovens de Campo Grande, Bandeirantes, Jaraguari, Sidrolândia, Terenos, Corguinho e Rochedo. São as cidades que pertencem a nossa Arquidiocese. Toda juventude está mobilizada, e nós estimamos, aproximadamente 450 jovens que irão participar conosco deste evento. Todos estão convidados a viver este momento”, explica e convida o Pároco.

Como começou

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final. O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

Programação do DNJ em Ribas do Rio Pardo (MS)

UFC (Grupo de Jovens Unidos na Fé em Cristo)

Sábado – Dia 28 de Novembro

07h30 – Início com acolhida e café da manhã 08h30 – Orientação e entrega de material 09h20 – Missão (Jovens vão visitar as casas de Ribas do Rio Pardo falando de Jesus)

11h30 – Retorno da Missão para o Salão da Imaculada 12h30 – Almoço para os participantes inscritos 13h30 – Missão 17h00 – Todos retornam para o Salão da Imaculada e vão se preparar para as atividades noturnas.

19h00 – Retorno para o Salão para reinício das atividades 19h20 – Momento Partilha 19h50 – Entrada do Ministério de Música e Confraria Gastronômica 21h00 – Adoração ao Santíssimo 21h40 – DJ Balada 23h00 – Encerramento

Domingo

07h30 – Encontro de Todos na Igreja 08h00 – Café da Manhã Entre o café da manhã e a chegada dos jovens no domingo, acontece a oração do Ofício Da Juventude 09h00 – Explicação sobre o tema deste ano do DNJ (Dia Nacional da Juventude)

10h00 – Entrada de Ministério de Confraria Gastronômica 10h30 – Grande Caminhada Pela PAZ 12h00 – Almoço 13h30 – Momento das Apresentações 15h00 – Santa Missa. Por: Rodrigo dos Santos/Rádio90FM.