PRIMEIRO CARRO SOLAR DO HEMISFÉRIO SUL CHEGA EM JULHO

Tecnologia

Foto reprodução - ilustrativa
Foto reprodução – ilustrativa

Um modelo de carro de corrida movido a energia solar será o primeiro a circular pelas ruas do hemisfério sul. Ele foi desenvolvido por uma equipe de estudantes de uma universidade australiana para trafegar legalmente nas ruas da Austrália, dentro de todas as regras de segurança e design de veículos.

O bólido, que é chamado de Sunswift eVe, teve de ser completamente remodelado para atender as normas oficiais. Os ajustes para torná-lo um carro de rua vão bater na casa dos US$ 100 mil. 

O esforço pode valer a pena: ele será o primeiro do tipo circular pelas ruas do hemisfério sul já a partir de julho. Isso pode significar o surgimento de um modelo opcional ao oferecido pela indústria automobilística, que sempre produziu veículos dependentes de combustíveis e com pouca autonomia.

O Sunswift eVe foi projetado para disputar corridas, e, após quebrar recordes de velocidades em circuitos pequenos em 2014, superou a marca mundial de velocidade para carros elétricos num percurso de 500 km, mostrando que a tecnologia de alimentação solar é tão competitiva quando a de alimentação de força por energia elétrica.

Entretanto, para construir o protótipo a equipe de desenvolvedores gastou cerca de US$ 500 mil dólares, valor que pode baixar se um dia o modelo for produzido em massa. Fonte: Sónoticiaboa.