PESQUISADORES CONFIRMAM NOVA DOENÇA CARDÍACA

O cientista atenta que, com a confirmação de que existe uma doença, agora os médicos estarão alertas

coração nova doençaUma equipe da Sociedade Espanhola de Cardiologia (SEC) comprovou a existência de uma nova cardiopatia – a síndrome de Bayés que é caracterizada por uma alteração na atividade elétrica do coração e pode levar à morte. Há 30 anos cientistas suspeitavam da existência da doença, que apresenta alterações quase imperceptíveis, mas que podem ser detectadas por um cardiograma – exame simples do coração.

Para comprovar a existência da doença, um médico da SEC, Manuel Martínez-Selléz, realizou um estudo com 249 individuos – 80 na faixa de 100 anos de idade, e 269 na faixa de 70 anos, e demonstrou que trata-se de uma situação de pré-arritmia.

O médico já havia observado que pessoas portadoras dessa síndrome sofriam derrames cerebrais com mais frequência e tinham riscos maiores de demência e morte. A síndrome, que atinge mais pessoas idosas, é caracterizada por um bloqueio interauricolar – um transtorno entre as aurículas do coração, duas cavidades na parte superior do órgão.

“Trata-se de uma doença porque é uma alteração do circuito elétrico do coração, neste caso, do circuito elétrico das aurículas, que se associa a um risco demonstrado tanto de acidente cerebrovascular como de demência”, afirmou Martínez-Selléz à ‘BBC’.

O cientista atenta que, com a confirmação de que existe uma doença, agora os médicos estarão alertas à possibilidade de o paciente apresentar uma arritmia como consequência do bloqueio interauricolar e também de formação de um coágulo na aurícula esquerda do coração, uma das tendências causadas pela doença.

Os pesquisadores apontam que a descoberta da síndrome, que levou o nome do cardiologista Antonio Bayés de Luna, irá facilitar o tratamento da condição ajudando a impedir consequências mais graves como infarto e demência. Fonte Correio do Estado.