NOVO REMÉDIO PARA AIDS NEUTRALIZA VÍRUS POR ATÉ 28 DIAS

Ciência e Saúde

Uma nova estratégia de combate ao HIV, o vírus causador da Aids, usa um anticorpo como arma eficiente para ajudar a barrar a evolução da doença. Os detalhes sobre o mecanismo da novidade foram anunciados na última semana na revista científica Nature – uma das mais respeitadas do mundo – e recebidos com entusiasmo pela comunidade científica. Em testes feitos em seres humanos, o anticorpo foi capaz de reduzir em até 250 vezes a concentração de vírus presente na corrente sanguínea por um período que se estendeu por até 28 dias.

A pesquisa foi conduzida no laboratório de Imunologia Molecular da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, dirigido pelo brasileiro Michel Nussenzweig. Os cientistas usaram como base um dos anticorpos fabricados pelo organismo de pessoas infectadas pelo HIV mas que demoram muito mais do que a média dos contaminados para apresentar os sinais da doença.

O anticorpo foi batizado de 3BNC117. Antes dele, outros anticorpos com características semelhantes haviam sido testados, mas com resultados desapontadores. Fonte: Perfil News.