GUARDA COSTEIRA DA ITÁLIA RESGATA 780 IMIGRANTES NO MEDITERRÂNEO

Imigração

Guarda costeira italiana resgata imigrantes no MediterrâneoLusa/EPA/MOAS.EU - Direitos Reservados
Guarda costeira italiana resgata imigrantes no MediterrâneoLusa/EPA/MOAS.EU – Direitos Reservados

Um grupo de 780 imigrantes foi resgatado neste sábado (1º) e cinco corpos foram retirados das águas do mar Mediterrâneo, perto da costa da Líbia, em operações de resgate coordenadas pela Guarda Costeira italiana.

De acordo com autoridades locais, os imigrantes foram resgatados quando navegavam para a Itália e encontravam-se em situação de perigo. Eles viajavam a bordo de quatro lanchas e uma barcaça e foram resgatados a 30 milhas (cerca de 55 quilômetros) da costa da Líbia.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou que, desde o início do ano, mais de 150 mil migrantes chegaram à Europa através do Mediterrâneo. Nesse período, quase duas mil pessoas morreram durante a travessia.

Os números foram divulgados pela OIM no mesmo momento em que as Nações Unidas exigem “uma resposta coletiva e consequente da Europa”  diante do drama dos migrantes.

Entre os destinos mais frequentes estão a Grécia e a Itália, países que, desde janeiro, já recolheram 77 mil e 75 mil pessoas, respetivamente. Fonte Agência Lusa.