FORTE TERREMOTO ATINGE O CHILE E ALERTA DE TSUNAMI É RETIRADA

Chile

terremoto no chileUm forte terremoto ocorreu nesta quarta-feira (16) ao norte de Santiago, perto de Coquimbo, no Chile. O terremoto durou cerca de cinco minutos causou pânico em pessoas que habitam os edifícios, que corriam para locais abertos para se proteger. As informações são do jornal chileno “El Mercurio”. São 8 os mortos confirmados até esta manha.

Conforme o jornal, as autoridades chilenas emitiram alerta de tsunami nos 4 mil quilômetros de costa, afirmando que a magnitude é de 7,2 na escala Richter, porém, o Serviço Sismológico dos EUA (USGS, por sua sigla em Inglês) afirmam que a magnitude foi de 8,3.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) já deu o alerta de tsunami em torno da área costeira do Chile e ordenou que os navios fiquem afastados cerca de 10 milhas náuticas da costa.

De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidade do Chile, o tremor ocorreu às 19.54 horas locais (22.54 GMT), seu epicentro foi localizado a 36 quilômetros a oeste da cidade de Canela e 11 quilômetros de profundidade.

Pelo menos dez réplicas, algumas magnitude 6 sentiram depois de um forte terremoto que abalou o país desde Atacama, no norte da região de Araucania, no sul.

O governo do Chile cancelou na manhã desta quinta-feira (17) o alerta de tsunami que havia sido emitido para todo o país nesta quarta-feira (16) após o forte terremoto registrado na costa chilena. O alerta tinha sido mantido na madrugada apenas nas regiões do Atacama e de Coquimbo, mais próximas ao epicentro, mas foi totalmente retirado nesta manhã pelo Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi), vinculado ao Ministério do Interior e de Segurança Pública. Fonte Correio do Estado.