ELEIÇÃO 2016 JÁ AGITA OS BASTIDORES DA POLITICA EM ÁGUA CLARA

Pintado do Rio Verde roncou para este colunista que o ex-prefeito Tupete (PDT), de Água Clara, é o franco favorito para reassumir o comando do município nas próximas eleições municipais. “Se juntar todos os votos dos demais pré-candidatos a prefeito não dará a metade dos votos do Tupete”, comparou o confiante animal aquático. As urnas dirão. O comentário esta no site hojemais.com.br, matéria divulgada pelo Jornalista João Maria Vicente.

A confiança desse aliado de Tupete se dá devido ao fato de o candidato apoiado pelo ex-prefeito para deputado estadual, Eduardo Rocha (PMDB), ter sido muito bem votado no município, em comparação com os demais paraquedistas, tendo recebido 1.427 votos, 28 a menos que o candidato local. O segundo forasteiro mais votado foi Ângelo Guerreiro (PSDB), com 847 votos.

Vicente
Vicente foi o candidato a deputado estadual mais votado em Água Clara

O que a matéria não observa é que a disputa Estadual não tem influencia direta nos acontecimentos locais. Não fala que Vicente Amaro de Souza Neto, disputou a eleição com apoio apenas de um vereador e com seus parentes e a população, sem grandes recursos.

Já os demais candidatos tiveram apoio de diversas lideranças, e com estrutura bem maior e Vicente foi o mais votado.

Para restabelecer a verdade é preciso analisar os possíveis candidatos, as alianças que poderão ser formadas. O Prefeito Silas José (PSDB), provável candidato a reeleição tem 02 anos pela frente para conquistar o eleitorado, nos dois primeiros anos fez uma administração pífia, com muitos erros, apesar da ampla maioria que tem na Câmara Municipal e um orçamento de mais de 57 milhões de reais de receita própria, fora os convênios e repassem federais.

BIROCA E JUREMA
Biroca e Jurema são opções para 2016

Falando nos nobres edis, e bom lembrar que naquela casa tem vários pré-candidatos, O Presidente da Casa, Vereador Biroca (PDT) é declaradamente candidato, mas primeiro tem resolver suas dificuldades internas no PDT que além dele tem como filiados, Vicente Amaro, Edvaldo Queiroz e Antônia, e a vaga é só uma.

Além dos já citados não podemos esquecer que o ex-presidente do Legislativo Municipal Vereador Alfredo Alexandrino, é uma opção. Vereadora Jurema Nogueira de Matos e seu esposo Ésio de Matos, também podem pleitear o cargo.

O Partido dos Trabalhadores, após reunião com o Deputado Federal Zeca do PT, reafirma suas pretensões de lançar candidato próprio, tendo como opções, o empresário Antônio Marques André, o Totó e a funcionária pública Raimunda Alencar Onça, a professora Rai.

Portanto muita água ainda passa debaixo desta ponte, antes de desaguar na eleição municipal, além da disputa majoritária ainda fica a discussão das proporcionais, as mudanças eleitorais que ainda podem acontecer por conta da Reforma Política, que deve ser pauta do Congresso Nacional neste ano.