DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES. DIA DE LUTA E REFLEXÃO.

dia da mulher 2dia da mulherCom a Revolução industrial no final do século XVIII a mulher iniciou a sua inserção no mundo do trabalho e da produção, mas ainda submetida a exploração de toda ordem e assedio moral e sexual por parte de seus patrões. E continua acontecendo nos dias de hoje.

Nos Estados Unidos, em Nova York, no dia 08 de Março de 1857, houve uma greve numa fábrica de tecidos realizada pelas operárias que reivindicavam igualdade de salários, uma vez que as mulheres ganhavam menos do que os homens. Elas reivindicavam também a diminuição da jornada de trabalho já que trabalhavam 16 horas diárias e tratamento com dignidade no espaço de trabalho.

Seus patrões reagiram trancafiando-as na fábrica e tocando fogo na mesma com as operárias dentro, vindo a morrer incendiadas 130 tecelãs. Foram assassinadas.

O fato teve repercussão e a organização das Nações Unidas, ONU, no ano de 1975 estabeleceu o dia 8 de março como o dia internacional da mulher.

Bertha Lutz , feminista brasileira, contribuiu para a implantação do feminismo no Brasil através da fundação da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922, que buscava lutar pelos Direitos da mulher.

Entramos no Século 21 e a luta continua em busca de uma sociedade que reconheça a igualdade de gêneros. A educação pela igualdade será efetivada a partir da educação de casa quando os pais exercerem também a cidadania com seus filhos orientando-os para que compreendam que homens e mulheres são seres humanos e por isso tem direitos, deveres e oportunidades iguais.

Mas não podemos negar a discriminação, em especial a violência física contra as mulheres, só nesta semana, noticiamos aqui vários fatos. As estatísticas não falam da violência psicológica que muitas mulheres sofrem dos maridos, filhos, namorados. Neste dia Internacional da Mulher, conclamamos a sociedade a refletir sobre o assunto, neste dia não se deve ver o lado do “presentinho”, das flores, do romantismo, do comercio hipócrita que faz dele um dia maravilhoso, neste dia enquanto algumas recebem flores, agrados, outras recebem pancadas, humilhações e outros tipos de violência. E mesmo aquelas que recebem as flores, neste mundo machista, também recebem as flores as amantes. Dia Internacional da Mulher é pra se refletir e acabar com a hipocrisia e resolver de fato as diferenças.