CURSO DE MANUTENÇÃO DE CASCOS E CONTENÇÃO DE EQUINOS FOI REALIZADO EM ÁGUA CLARA

Água Clara/MS

A idade ideal para começar o casqueamento é de aproximadamente 4 meses
A idade ideal para começar o casqueamento é de aproximadamente 4 meses

Foi realizado em Água Clara/MS, com a coordenação do Centro de Treinamento Oliveira, um nos dias 28 e 29 de Maio o Curso de Manutenção de Cascos e Contenção de equinos.

O casco do equino é um estojo córneo que serve como base de sustentação dos membros e do peso corpóreo como um todo. Quando há um desequilíbrio dos cascos, isto é, a presença de uma assimetria, ocorre uma maior frequência de alterações locomotoras, principalmente em membros anteriores, proporcionando claudicações ao animal.

A idade ideal para começar o casqueamento é de aproximadamente 4 meses, exceto quando os cascos apresentam desvios severos, onde o casqueamento deve ser feito a partir dos 2 meses de idade. Os defeitos de aprumos só são corrigidos até os 12 meses, devido ao fechamento das cartilagens. A principal ideia de aparar os cascos é que o cavalo, na sua vida selvagem, tem o desgaste naturalmente; quando eles passam a ser confinados, o crescimento é continuo e por isso a interferência com o casqueamento deve acontecer evitando futuros problemas.

No total, são 16h de treinamento, onde os participantes aprenderam sobre as diversas técnicas para contenção do cavalo e casqueamento, bem como as ferramentas utilizadas para o procedimento.

O curso foi totalmente gratuito e participaram 10 alunos. O curso foi ministrado pelo instrutor do Senar – Reginaldo Soares, onde foi apresentado em aulas práticas e teóricas para aparar e nivelar os cascos; de medição da abertura e altura dos talões (parte traseira da pata, em formato de “V”); da correção do contato da pata com o solo; checagem da angulação; e rebaixamento da sola.

Esse Curso é muito importante, um exemplo da importância dele, pode ser comparado a manutenção de veículos, do alinhamento e do balanceamento em pneus de veículos, o trabalho é fundamental para a saúde dos cavalos.